• PROJETAR.ORG

•

• O portal PROJETAR.ORG é um dos patrocinadores do Intercom Sul 2018 e, da mesma forma que o congresso, busca promover o crescimento dos acadêmicos, mas com um toque prático e preparativo digno dos grandes concursos de arquitetura e design do mundo.

A proposta é clara: fazer com que os estudantes possam explorar todo o potencial que possuem e desenvolver habilidades distintas durante todo esse processo. É também se tornar uma vitrine criativa para o mercado de trabalho, ao passar as propostas desenvolvidas pelos participantes por um juri de professores e profissionais atuantes e expor tudo o que é produzido para os concursos no portal.

Para celebrar a parceria com o Intercom, o projetar.org lançou um concurso especial para incentivar a produção dos congressistas:

4º CONCURSO DE DESIGN PROJETAR.ORG

UM PAINEL URBANO SOBRE O TEMA “DESIGUALDADES SOCIAIS”

Com o objetivo de contribuir com o aperfeiçoamento, formação e divulgação de um portfólio consistente, o Portal Projetar.org realiza concursos de ideias para estudantes. O processo é totalmente online, e os prêmios incluem dinheiro e publicação das propostas em sites e blogs de alcance nacional.

O Brasil é um dos países com os maiores índices de desigualdade social do mundo, seja ela de ordem econômica, de gênero, étnica ou regional. A busca por mais igualdade passa, necessariamente, pelo conhecimento e pela discussão acerca do tema.

Elementos recorrentes nas cidades brasileiras, as empenas cegas – paredes laterais dos edifícios que não tem aberturas, geram impactos negativos na paisagem urbana. É crescente a busca por formas de ocupação destes “paredões” vazios com elementos que tornem as cidades mais bonitas e inclusivas, como jardins verticais e arte urbana.

Assim, o desafio do 4º concurso de design do Portal Projetar.org é que estudantes de design, comunicação, arquitetura e áreas afins criem uma composição para uma empena cega explorando de forma livre o tema “desigualdades sociais”. Os participantes devem escolher uma empena real para abrigar suas propostas, e estabelecer um diálogo entre a composição e o contexto na qual ela será inserida. O objetivo deste “manifesto visual” urbano de grande escala é provocar a reflexão da população sobre os desequilíbrios da sociedade brasileira.

Esta proposta foi inspirada no tema “Desigualdades, gêneros e comunicação” que norteia em 2018 os congressos da Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação.

INSCRIÇÕES, PREMIAÇÃO E OUTRAS INFORMAÇÕES